Nova moeda ainda está em fase de testes e deve chegar para o público apenas no final de 2024.

Moeda digital brasileira será chamada “Drex”

O Banco Central caminha para a implementação de uma moeda digital brasileira. Nova moeda ainda está em fase de testes e deve chegar para o público apenas no final de 2024.

O projeto, no entanto, ainda está em fase de testes e não tem um cronograma oficial de lançamento. A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024, segundo o coordenador da iniciativa do real digital pelo BC, Fabio Araújo.

O tema tem sido discutido pelo BC há anos. Em 2020, por exemplo, a autarquia organizou um grupo de trabalho para estudar a emissão de uma moeda digital brasileira, tendo divulgado as diretrizes gerais do projeto em maio de 2021.

Na prática, a moeda digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) nada mais é do que uma nova representação do Real, só que 100% disponível em uma plataforma digital. Ou seja: o Drex é o Real, mas em plataforma digital.

O Drex deve ter utilidades parecidas às do sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, mas há diferenças importantes. Entre elas, a possibilidade de compra e venda de títulos públicos.

Fonte: www.g1.globo.com.br

×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×