Alckmin anuncia liberação de R$ 741 milhões para cidades atingidas no Vale do Taquari
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou neste domingo a liberação de R$ 741 milhões para cidades atingidas pelas fortes chuvas no Vale do Taquari. Os recursos serão destinados para créditos para uso de maquinários, compra de medicamentos, reparos nas unidades básicas de saúde, construção de pontes, rodovias e moradias e compra de alimentos. Alckmin visita o Rio Grande do Sul a pedido do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Índia, no G20.
O presidente em exercício visitou o Hospital de Campanha em Roca Sales inaugurado nesta semana. Em seguida, visitou a rua General Daltro Filho, uma das mais atingidas. Na ocasião, o governador Eduardo Leite também conversou com moradores da região afetados pela chuva, destacando que o Governo do Estado “está fazendo de tudo para amparar à população”. No entanto, o presidente em exercício não conseguiu falar com moradores devido a movimentação de pessoas no local.
Em seguida, o presidente foi a caminho de Muçum, no bairro Fátima, um dos mais atingidos pelas chuvas. O prefeito Mateus Trajan e o diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, receberam Alckmin para destacar as principais necessidades da população e o trabalho do Hospital de Campanha do município.
Enquanto voluntários realizavam os trabalhos no Centro de Distribuição, colocando cobertores em uma caçamba de caminhão, Leite e o presidente em exercício conversavam com moradores da região. Em uma das ocasiões, um morador contou ao Chefe de Estado que perdeu tudo na enchente. A casa que fica ao lado do Rio Taquari foi devastada pela água.
Em seguida, o vice-presidente Alckmin, junto com ministros e secretários estaduais, foi à Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado, para a comitiva de prefeitos. Foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Durante a reunião, o vice agradeceu os voluntários que trabalham para ajudar as vítimas da cidade.
Durante a comitiva, Leite destacou ainda que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul liberou cerca de 1 bilhão de reais em créditos para a agricultura familiar, além de sinalizar que o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, estará por tempo indeterminado no Vale do Taquari para acompanhar os trabalhos de reestruturação dos municípios.