Taxa Selic cai para 12,75%

Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) pela redução na Selic, nesta quarta-feira (20), as principais decisões de investimento e crédito seguem a trajetória de mudança. A taxa de juro básico recebeu corte de 0,5 ponto percentual, caindo de 13,25% para 12,75% ao ano.

A Selic em patamar ainda elevado segue afastando o uso do crédito e de financiamentos, porque o preço do “dinheiro emprestado” fica mais caro. Por outro lado, os cortes começam a criar ambiente para retorno da atratividade dessas linhas para investimentos por parte de empresas e consumidores. No âmbito dos investimentos, a renda fixa acaba se beneficiando de um juro em nível alto.

O diretor de economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Andrew Storfer, afirma que os dois cortes recentes na Selic não têm grande efeito na dinâmica de investimentos e financiamento no curto prazo. No entanto, pavimenta caminho para melhorias os próximos meses:

— Em termos de crédito e investimento não acho que, neste momento, vai mudar alguma coisa. A gente pode ter algo um pouco melhor para orçamentos e investimentos no ano que vem.

A Selic mais baixa também pode ajudar a economia do país, com empresas investindo mais na produção e na contratação de mão de obra. No entanto, especialistas afirmam que existe um delay de meses entre a queda no juro e o efeito mais robusto na atividade.

 

 Fonte: GZH
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×