BNDES aprova linha de crédito para cooperativas gaúchas prejudicadas pelas enchentes
O BNDES aprovou, nesta segunda-feira, a criação de uma linha de crédito emergencial para recompor as atividades das cooperativas agropecuárias gaúchas e suas cadeias produtivas prejudicadas pelos estragos das enchentes. Com condições diferenciadas, a operação, que amplia as opções de crédito do Plano Safra, deverá iniciar a partir do dia 17 deste mês.
Entre os benefícios previstos está o prazo de pagamento de até cinco anos e carência de até um ano para operações protocoladas até 31 de março de 2024. Após esse período, os termos serão de dois e seis meses, respectivamente. A viabilidade para a abertura da linha de crédito foi pauta, há aproximadamente duas semanas, durante reunião, em Brasília.
No encontro, o deputado federal gaúcho Alceu Moreira (MDB) levou ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, demandas de cooperativas como a Dália Alimentos e a Languiru, além do Sistema Ocergs, entidade que representa o setor. Alceu Moreira, que comanda a Frente Parlamentar da Agropecuária, é considerado um dos líderes do agronegócio no Congresso Nacional. Para ele, a medida representa um alento importante para milhares de pequenos agricultores vinculados à atividade, mas o leque de soluções precisa ser ampliado.
“O cidadão que tinha 32 vacas e amanheceu sem nenhuma não terá condições de refinanciar suas dívidas. Precisamos considerar que muitas pessoas perderam tudo o que tinham. Para elas, a roda simplesmente não gira mais. Seguiremos trabalhando para ampliar o leque de soluções”, afirmou.
Fonte: Correio do Povo