Rodeio Bonito fica no 2° lugar entre as melhores cidades para se envelhecer na sua categoria.
O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), criado pelo Instituto de Longevidade é um instrumento que mede do grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Por meio do IDL, são reveladas as atuais condições de 5.570 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de oferecer serviços e infraestrutura que atendam às necessidades básicas de vida, considerando especialmente os adultos idosos.
Segundo o IDL o município de Rodeio Bonito é o segundo melhor para se envelhecer no Brasil na categoria de cidades pequenas, ficando atrás apenas de Peritiba em Santa Catarina. Lembrando que existem diversas categorias e também critérios a serem avaliados.
A cidade de Rodeio Bonito ficou com 72,9 pontos no quesito economia, no quesito Socioambiental obteve 65,4 pontos, e no quesito Saúde 77,5 pontos, lhe rendendo assim a segunda colocação na categoria cidades pequenas.
Destaque para o quesito saúde, onde o município ficou com quase 20 pontos acima do segundo colocado neste critério, diferença que não ficou atrás em nenhum outro critério na mesma proporção.
Os municípios gaúchos que se encontram citados entre os 10 melhores esta na terceira colocação o município de Dois Lajeados, na sétima colocação São Martinho, e na décima colocação Boa Vista do Buricá.
Fonte: Cassiano Outeiro / com informações do Instituto de Longevidade.