Nova carteira de identidade unifica as informações do cidadão no CPF

O governo federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A data limite para a adequação era até esta segunda-feira, 6.
 
Inicialmente nesta segunda o governo havia informada que o prazo seria prorrogado até 11 de janeiro de 2024. Mais tarde, atualizou a informação para 6 de dezembro.
 
A mudança no prazo atende um pedido dos estados. Até o momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas carteiras de identidade foram emitidas.
 
O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas. Essa é a segunda vez que o prazo é prorrogado pelo governo.
 
Em Frederico Westphalen, as pessoas que já queiram atualizar o documento podem comparecer ao Posto de Identificação do IGP com os documentos exigidos, sem a necessidade de agendamento. O horário de funcionamento é das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia.
 
Conforme explica a papiloscopista e chefe da Seção Regional da 4ª CRP de Passo Fundo, Cacilda Rossato, é obrigatório estar com a certidão original, e em bom estado. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
 
– O Novo RG unifica o Registro Geral em todas as unidades da Federação, por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, ou seja, o CPF. Além de termos acesso a ela na versão digital, por meio do portal Gov.br. Com essa nova carteira também a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por Estado, além do CPF. Então com essa nova carteira de identificação nacional, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação em todos os estados –, destacou a papiloscopista.
 
A primeira via é gratuita em todo o território nacional. Para a segunda via o valor é de R$ 86,66, com prazo de entrega em até 25 dias úteis.
 
Dúvidas podem ser tiradas por meio do telefone (55) 3744-2088, pelo portal igp.rs.gov.br, ou presencialmente no endereço rua José Cañellas, 398, Centro de Frederico Westphalen.
 
O que muda com o novo RG
Várias informações poderão ser reunidas na nova documentação, como:
 
identificação do órgão expedidor, número de identificação;
nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão;
fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI);
assinatura e impressão digital do polegar direito;
elementos novos para verificação da autenticidade;
informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.
Quais documentos são necessários para tirar a Carteira de Identidade (RG)?
É obrigatório a apresentação de Certidão de Nascimento, Casamento ou Certificado, em boas condições, sem nenhuma espécie de rasura, mancha ou dano. O documento não pode ser manuscrito ou estar plastificado. Quando for cópia autenticada, esta precisa estar legível e sem rasuras.
Para a 1ª via é obrigatória a apresentação do CPF.
 
DOCUMENTOS OPCIONAIS: os documentos abaixo podem ser incluídos na Carteira de Identidade. Para isso, é obrigatório apresentar os originais no momento da confecção da carteira.
– CPF
– CNH
– PIS/PASEP
– Cartão Nacional de Saúde
– Identidade Profissional
– Título de Eleitor
– Tipo Sanguíneo e Fator RH
– Nome Social
– Condições Peculiares de Saúde Ex.: Diabetes, Surdez, Hemofilia (mediante apresentação de laudo médico).
Para inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista) é necessário apresentar Laudo médico no momento do atendimento.
 
Validade da CNI
O prazo de validade da nova CIN varia conforme a faixa etária:
 
5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos
Para ter acesso ao novo documento, é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. De acordo com o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
 
Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032. O objetivo da medida é desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos estados, para evitar fraudes. O novo modelo prevê a integração de vários órgãos, o que viabiliza a realização de consultas em bases de dados com unicidade de informações relativas aos cidadãos.
 
 
Fonte>: La+.
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×