ECONOMIA DO RS SÓ CRESCEU MAIS DO QUE AS DE SP E CE EM 2023.
Novamente, a economia do Rio Grande do Sul fechou um ano com desempenho pior do que o do país. Considerado uma prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCRRS), calculado pelo Banco Central, cresceu 2,1% em 2023, contra 2,4% na média do nacional. No ano anterior, em 2022, havia apontado queda de 1,2% contra um avanço de 2,8% do país.
Publicidade
Pelo comparativo dos dados do Banco Central elaborado pelo economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Frank, o Rio Grande do Sul teve o terceiro menor crescimento econômico do país, superando apenas Ceará (+1,2%) e São Paulo (+1,4%). Paraná teve o maior crescimento do país: +7,8%.
– Seguimos com dificuldade de avançar de forma sustentada, especialmente pelo excesso de chuva de setembro e outubro – analisa Frank, lembrando que foi, novamente, um ano com estiagem no Estado, mesmo que menos intensa do que a de 2022.
Entre os indicadores setoriais calculados pelo IBGE e usados pelo Banco Central, destaque negativo para a produção da indústria, que tombou 4,7% no ano passado. O setor tem apostado na volta de investimentos e na queda do juro para um 2024 melhor.
Por outro lado, os demais setores tiveram desempenhos positivos. Os serviços avançaram 4,4%, com destaque para informação e comunicação. O varejo também fechou com crescimento, apesar da queda de dezembro, o que surpreende por ser mês de Natal. No ano, o volume de vendas das lojas gaúchas foi 2,3% maior.
Atividade econômica do RS
Dezembro sobre novembro de 2023: +0,3%
Dezembro de 2023 sobre dezembro de 2022: +0,3%
Último trimestre sobre o terceiro de 2023: -0,8%
Acumulado de 2023 sobre 2022: +2,1%
E 2024?
O economista Oscar Frank menciona documento recente do Banco Central prevendo desaquecimento da economia. Porém, outros indicadores apontam “resiliência” da renda das famílias, como taxas baixas de desemprego e aumento do salário mínimo acima da inflação.
Fonte: GZH.