LEITE APRESENTA A EMPRESÁRIOS A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA ENFRENTAR CONSEQUÊNCIAS DA ENCHENTE
O governador Eduardo Leite detalhou neste sábado (1º) ao setor produtivo como o governo se organiza para lidar com as consequências do desastre climático. Aos empresários e dirigentes de entidades que compareceram ao Palácio Piratini, o governador mostrou o organograma do Plano Rio Grande e explicou ações previstas a curto, médio e longo prazos.
O plano será conduzido por um comitê gestor, liderado pelo secretário da Reconstrução Pedro Capeluppi, e composto por quatro pilares.
Um deles será o conselho formado por diferentes grupos temáticos, que tratarão do impacto da enchente em segmentos econômicos e sociais e poderão enviar sugestões ao governo. Também haverá um comitê de adaptação e resiliência climática, no qual participarão cientistas e membros de universidades dedicados a apresentar iniciativas para o futuro do Estado.
Os outros dois partícipes são o Ministério de Apoio à Reconstrução, do governo federal, e a Federação das Associações de Municípios (Famurs), que congrega as prefeituras.
Além das ações emergenciais de recuperação, adotadas no curto prazo, o governo elencou as etapas de reconstrução (médio prazo) e do futuro (longo prazo). Na primeira, foram incluídas as obras de habitação, infraestrutura e recuperação econômica. Na segunda, a formulação de um plano de desenvolvimento econômico e o fortalecimento da resiliência.
Fonte: GZH.