MAIS DE 90 CIDADES GAÚCHAS REGISTRAM TEMPERATURA ABAIXO DE ZERO
O inverno atrasou e muito, mas chegou com fúria ao Sul do Brasil neste fim de semana. Mais de 90 cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas negativas neste domingo, segundo informações da MetSul Meteorologia. A menor marca foi observada em Pinheiro Machado, que anotou -7,1ºC.
O Rio Grande do Sul tem um fim de semana gélido com uma poderosa massa de ar polar. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas ficaram entre -3ºC e -5ºC.
Houve geada generalizada hoje cedo no Rio Grande do Sul e forte a severa em algumas localidades. Em cidades da Serra, do Planalto e dos Aparados, filamentos de gelo se formaram sobre o solo, o que somente ocorre em noites de frio muito intenso.
Porto Alegre anotou 4ºC (primeira mínima oficial abaixo de 5ºC do ano) no Jardim Botânico, mas aestação no bairro Lami indicou 1,4ºC. A temperatura desceu a valores entre 1ºC e 3ºC na maioria das cidades da região metropolitana da capital gaúcha.
O número de municípios com marcas negativas é muito maior, segundo a MetSul Meteorologia, pois não há medições por estações meteorológicas em diversas cidades do Rio Grande do Sul e que certamente também caíram abaixo de zero hoje cedo.
Nesta segunda, o sol predomina no Rio Grande do Sul sob ar seco e frio de alta pressão. O amanhecer será novamente congelante com mínimas ainda mais baixas que as de ontem pelo vento mais fraco em algumas regiões, como a Grande Porto Alegre e as baixadas da Serra e Aparados. Porto Alegre pode anotar 3ºC a 4ºC no Jardim Botânico e o Sul da cidade, assim como setores da área metropolitana, podem descer a 0ºC.
Fonte: Correio do Povo.