QUASE 80% DOS PREFEITOS GAÚCHOS CANDIDATOS À REELEIÇÃO JÁ GARANTIRAM NOVO MANDATO

Dos 221 prefeitos que tentaram o segundo mandato consecutivo no Rio Grande do Sul, 172 já foram reeleitos no primeiro turno da eleição de 2024. A taxa de sucesso foi de 77,8%. O número pode aumentar porque três chefes de Executivo ainda disputam o segundo turno: Sebastião Melo (MDB), em Porto Alegre, Adiló Didomenico (PSDB), em Caxias do Sul, e Jairo Jorge (PSD), em Canoas.
 
Dentre os que concorreram, 46 não conseguiram renovar o mandato. O principal destaque foi o PP, com 53 prefeitos reeleitos. O MDB fez 37 e o PDT alcançou 18. São os mesmos partidos que conquistaram o maior número de prefeituras no Estado: 164 para o PP, 125 para o MDB e 50 para o PDT. As informações foram extraídas da base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O cientista político Carlos Borenstein avalia que a eleição de 2024 é a da “continuidade”, com fortalecimento da política tradicional. Ele menciona a máquina pública como um dos elementos que ajudam o prefeito a ter visibilidade e a aglutinar lideranças políticas em torno da candidatura. A consequência é uma aliança eleitoral com sólida estrutura de campanha. O alto índice de reeleição em ano de enchente revela que a população gaúcha optou, em maioria, por manter o prefeito que enfrentou a tragédia climática no exercício do cargo.
 
— Não se confirmaram as expectativas de abril e maio de que a enchente provocaria uma onda de derrotas eleitorais para os prefeitos que tentassem a reeleição. A reconstrução teve injeção de recursos muito forte do Palácio do Planalto. Isso repercute na imagem do prefeito, que está no dia a dia da cidade — avalia Borenstein.
 
Ele cita que o elevado índice de reeleição nas prefeituras gaúchas deve se confirmar também no cenário nacional. No primeiro turno, dos 20 prefeitos de capitais que tentaram a reeleição, 11 saíram vitoriosos. Outros seis ainda disputam o segundo turno. Se todos eles conquistarem novo mandato, o índice de reeleição chegará a 85% nas capitais.
 
 
Fonte: GZH.
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×