CONSULTA POPULAR 2024 BATE RECORDE COM MAIS DE 1.100 PROPOSTAS ENVIADAS PELA POPULAÇÃO

A primeira fase da Consulta Popular 2024 alcançou um novo recorde de engajamento, com o envio de 1.120 propostas por parte da população, um aumento de 31% em comparação a 2023, quando foram registradas 852 sugestões. Encerrada na última sexta-feira (06), essa etapa marca o início do processo participativo, que define as prioridades de investimento do governo estadual no próximo ano.

As propostas enviadas serão submetidas à análise técnica das equipes do Estado e, em seguida, debatidas em assembleias regionais organizadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Nesses encontros, serão selecionadas as pautas que integrarão a cédula de votação de cada região. O governo estadual anunciou que destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos escolhidos pela população.

Apesar de o período para envio de propostas ter sido menor em 2024, a Secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, celebrou o resultado. “O aumento nas propostas demonstra a confiança da população no processo e o desejo de participar ativamente na reconstrução do Rio Grande do Sul”, afirmou a secretária.

Criada em 1998, a Consulta Popular é um mecanismo que permite aos cidadãos sugerirem e votarem em projetos que atendam às necessidades regionais. A votação final do processo está prevista para ocorrer em dezembro, após a análise das propostas pelas assembleias regionais.

 

Fonte: LA+.

×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×