A POLÍCIA CIVIL LANÇA O PROGRAMA “POLÍCIA CIVIL POR ELAS”
Programa visa auxiliar e prevenir casos de violência doméstica no Estado do RS
A Polícia Civil (PC) lançou na terça-feira, 10, o programa Polícia Civil por Elas. O objetivo da iniciativa é oferecer mais apoio a mulheres que são vítimas de violência. O programa foi lançado neste mês de agosto, período em que se completa 15 anos da implementação da Lei Maria da Penha no Brasil, importante ferramenta que acolheu e possibilitou mais segurança às mulheres que efetuam denúncias.
– O programa é composto da implantação sequencial de Salas das Margaridas, que são um espaço reservado, privativo e acolhedor, onde são registradas ocorrências policiais, realizadas oitivas das vítimas e solicitadas medidas protetivas de urgência, além de demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. Atualmente, na 14ª Região Policial, contamos com duas Salas das Margaridas, nas Delegacias de Polícia de Panambi e de Erval Seco – explica a Delegada de Polícia, Cristiane Van Riel Santos.
Além do atendimento especial nas DPs, o Polícia Civil por Elas também visará atuar de forma preventiva. “No programa serão realizadas atividades preventivas, como palestras em instituições públicas e privadas e ações de orientação à população. Ainda, haverá um eixo específico que tratará do empoderamento pessoal e profissional das mulheres”, detalha a delegada.