Cédula de votação para Consulta Popular 2024 é definida
Representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) definiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 5, no auditório da URI/FW, as demandas para a cédula de votação da Consulta Popular 2024. O encontro, além de tratar sobre o direcionamento do orçamento de 2025, estabeleceu a distribuição de recursos para as propostas eleitas pela população regional.
Conforme definido, os recursos serão distribuídos entre as três propostas mais votadas, sendo que a demanda que ficar em 1º lugar receberá 50% do valor total; a que ficar em 2º lugar receberá 30%; e a demanda que ficar em 3º lugar receberá 20%. Para que cada município seja habilitado a receber recursos, será necessário que ele obtenha pelo menos 2% dos votos totais na Consulta Popular
Caso o Codemau se classifique entre os nove Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) mais votados no Rio Grande do Sul, a região poderá ter acesso a um “plus” de recursos e a divisão adicional de recursos seguirá a mesma ordem de porcentagem.
Em 2024, a Consulta Popular recebeu 1.120 sugestões de projetos pela população, uma alta de 31% em relação ao ano anterior. Para esta edição do processo, a administração estadual destinará R$ 60 milhões para a execução das propostas aprovadas.
De acordo com a presidente do Codemau, Marcia Faccin, a votação é feita pelo WhatsApp ou pelo site da Consulta Popular RS, de 2 a 6 de dezembro. “O nosso Corede sempre tem uma votação expressiva, e acreditamos que nesse ano não vai ser diferente”, frisa.
Propostas para votação neste ano:
- Fortalecimento das cadeias produtivas – com foco em inovação, produção, industrialização, agroindustrialização e comercialização.
- Projeto de capacitação e qualificação continuada;
- Caracterização do leite na região – incluindo o gerenciamento dos dados do rebanho leiteiro por meio do desenvolvimento de um aplicativo.
- Dinamização, modernização e inovação empresarial – com incentivos para empresas já instaladas e apoio à criação de novos empreendimentos;
- Projeto de Capacitação e Qualificação Continuada (listado novamente na cédula);
- Projeto de Conservação de Solos e Água na Zona Rural.