COMBINAÇÃO DE CHUVA E VENTO SUL PODE ELEVAR GUAÍBA À COTA DE ALERTA

Em nova projeção, emitida nesta segunda-feira (17), o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS projeta que, no pior cenário, o Guaíba siga em tendência de alta e ultrapasse a cota de alerta a partir de quarta-feira (19). A marca é um sinal de atenção para a gestão de risco da prefeitura de Porto Alegre, mas não representa o avanço das águas sobre a região central da cidade.
 
O mesmo boletim indica que o Guaíba deve baixar da cota de alerta até sexta-feira (21). A projeção do IPH considera as medições e níveis da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro, que marcava 2m74cm às 11h15min. O nível de alerta desta régua é de 3m15cm.
 
A projeção também indica que não há no horizonte possibilidade de o Guaíba voltar a superar a cota de inundação. Isto é, pelas projeções, o Guaíba subirá e descerá sem sair do seu leito. Na atual régua utilizada para acompanhar o Guaíba e fazer as projeções, a cota de inundação é de 3m60cm.
 
No boletim, os hidrólogos Rodrigo Paiva, Fernando Fan e Matheus Sampaio destacam que é preciso acompanhar o comportamento das precipitações, “considerando a incerteza da previsão meteorológica”. Em outras palavras, pode chover mais do que atualmente está previsto, o que alteraria os cenários desenhados.
 
Fonte: GZH.
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×