Em meio a desastres, MP cria Gabinete do Clima no RS
Em função dos frequentes registros de desastres naturais no Rio Grande do Sul, como enchentes, tornados e secas, o Ministério Público do Estado decidiu criar o Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima-MPRS). A intenção é a de tornar a instituição uma referência no acompanhamento das mudanças climáticas e seus reflexos no território gaúcho.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que dedicou boa parte de sua carreira ao tema, o objetivo é formar uma base de dados com números que subsidiem a atuação dos promotores em áreas sensíveis, como mapeamento de áreas risco e implementação de políticas públicas relativas à pauta. Um dos focos será tornar o gabinete um espaço para estudos, orientações e trocas de quem vivencia o meio ambiente, servindo de bússola para promotores que atuam na área ambiental.
A iniciativa contará com parcerias com universidades, sociedade civil, governo do Estado, prefeituras e centros de pesquisa para organizar as informações. O GabClima será lançado durante o Seminário “Realidade das Mudanças Climáticas: os desafios da Governança e da Reconstrução”, que acontecerá nos dias 22 e 23, na sede do MPRS.
Entre os painelistas, além de integrantes da instituição, estarão os governadores Eduardo Leite e Renato Casagrande, do Espírito Santo. O encontro terá também a presença de todos os órgãos ambientais do Estado, Defesa Civil de Santa Catarina, Ibama, Justiça Federal, ministérios públicos de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Conselho Nacional do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, prefeituras e universidades.
Fonte: Correio do Povo.