Garimpeiros protestam na BR-386 pela retomada das atividades
Centenas de garimpeiros da região estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira, 7, no Km 1 da BR-386, em protesto contra a interdição dos garimpos de Ametista do Sul. As atividades estão suspensas desde o dia 25 de julho, quando uma operação constatou o uso indevido de explosivos. Cerca de 1.300 garimpeiros dos municípios de Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Planalto, Trindade do Sul, Cristal do Sul, Rodeio Bonito seguem sem poder trabalhar.
Os manifestantes estão reunidos na ponte que liga os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Iraí. Os garimpeiros escolheram a data do dia 7 de setembro, justamente para enfatizar a busca pela independência profissional. Os trabalhadores pedem uma ação rápida dos órgãos competentes para resolver essa situação, e assim poder voltar ao trabalho, que garante o sustento de muitas famílias.
O trânsito no local está sendo controlado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sendo liberado de 30 em 30 minutos. De acordo com informações, os manifestantes devem permanecer no local até às 17 horas, e retornar na manhã desta sexta-feira, 8.
Fonte: LA+