Governo brasileiro envia purificadores de água e medicamentos para Faixa de Gaza
O governo brasileiro enviará nesta segunda-feira (16) 40 purificadores de água, dois kits de medicamentos e insumos de saúde para a Faixa de Gaza.
A informação foi antecipada pelo jornal jornal “O Globo” e confirmada pela GloboNews.
A região está no centro do conflito mais recente entre o Hamas e Israel que teve início no último sábado (7). Até o momento, foram contabilizados 4.208 mortos — 2.808 palestinos e 1.400 israelenses, a grande maioria civis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hospitais de Gaza estão enfrentando escassez de medicamentos e há interrupção no fornecimento de água e eletricidade para a população.
O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), com os kits e 35 purificadores, partiu do Rio de Janeiro às 17h23 com destino a Roma, onde já estão outros 5 purificadores. Todo material será enviado ao Egito.
Estima-se que as doações atendam 3 mil pessoas ao longo do mês. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 40 purificadores tem a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens, somando 267 quilos de materiais.
A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Ministério da Saúde.
Conversa com presidente do Conselho Europeu
Na noite desta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sobre o conflito entre o Hamas e Israel, informou o Palácio do Planalto.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, acompanhou o telefonema entre Lula e Michel.
“O presidente Lula levou sua preocupação com a população civil da região, com os brasileiros e nacionais de outros países que estão tentando sair de Gaza”, disse o governo brasileiro em nota enviada à imprensa.
Segundo o Planalto, os dois concordaram sobre a importância de um corredor humanitário para a entrada de remédios e alimentos para os civis de Gaza e para a libertação dos reféns.
Ainda de acordo com o governo, Lula e Charles Michel reiterarem a condenação aos atos terroristas cometidos pelo Hamas e concordaram sobre a importância de fortalecer a Autoridade Palestina como legítima representante do povo palestino.
“O presidente Lula pediu que essas posições sejam reafirmadas por ocasião da reunião extraordinária do Conselho Europeu, composto por chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia, que ocorrerá amanhã, em Bruxelas”, diz o texto.
Fonte: G1.