GOVERNO DO RS AVANÇA POR COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UFRGS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador Gariel Souza e a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, se reuniram, na tarde desta segunda-feira, com pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS).
Conforme o governo do RS, o objetivo foi conhecer as pesquisas já realizadas pela instituição e encaminhar uma possível cooperação com o governo do Estado em pesquisas sobre prevenção e respostas a desastres. “Estamos buscando uma série de parcerias e estudos que deverão ser contratados. Solicitei que o IPH faça parte do escopo de entidades e instituições que estarão envolvidas em projetos que virão pela frente. Por isso, é importante avançarmos em um acordo de cooperação técnica”, afirmou o governador.
Marjorie apontou que a parceria já existe, por meio de contribuições voluntárias do IPH no fornecimento de notas técnicas e estudos. “Estamos melhorando os nossos sistemas de previsão e alerta e precisamos aprimorar os sistemas de segurança hídrica. E é justamente isso que o Plano Rio Grande prevê: uma reconstrução com um olhar mais preparado e adaptado na questão das mudanças climáticas”, reforçou.
Os pesquisadores listaram pontos que devem ser considerados fundamentais no planejamento estratégico do Estado. Para eles, as prioridades são: melhorias no monitoramento para modelos mais confiáveis, com respostas em tempos mais curtos; capacitação dos técnicos e da população, sobretudo nas comunidades locais; e a construção de termos de referência para que os municípios possam implementar planos diretores que prevejam desastres relacionados às mudanças climáticas.
Fonte: Correio do Povo.