IMPORTAÇÃO NO RS CAIU 41,2% EM MAIO, A MAIOR QUEDA ENTRE OS ESTADOS

O diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Herlon Brandão, disse nesta quinta-feira (6) que as importações no Rio Grande do Sul caíram 41,2% no mês de maio, a maior queda entre os Estados da Federação. Enquanto isso, as exportações gaúchas recuaram 14% no mês.
 
Brandão explicou que o resultado da calamidade nas vendas demora mais a ser percebido porque, em muitos casos, embora a produção cesse, o produto já estava sendo embarcado ou estocado para embarque.
 
“Nas primeiras semanas não observamos efeito na exportação, porque a medida que cessa a produção já tem mercadoria sendo direcionada aos portos, sendo estocada, sendo embarcada, a gente capta o dado da balança dois, três dias após o embarque. Por mais que cesse a produção, vai observar fluxo normal de exportação”, explicou ele. No entanto, a dinâmica nas importações é mais imediata: “já tende a bloquear a importação tão logo se sente os efeitos”, disse o técnico.
 
Sobre os números de importação do arroz no País — que tem produção afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul — o MDIC explicou que houve um avanço de 11,1% no volume comprado, enquanto o valor cresceu 47,3%. “Por enquanto são aumentos  do Mercosul, Uruguai principalmente, Paraguai e Argentina”, disse Brandão. Para ele, é possível que esse crescimento seja reflexo de efeito de restrição de oferta no Brasil. “Mas é realmente crescimento pequeno para ter certeza que é consequência da restrição de oferta”, disse.
 
Fonte: Jornal do Comércio.
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×