MEC ABRIRÁ 1,25 MILHÃO DE VAGAS EM CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai disponibilizar 1,25 milhão de vagas para um curso voltado à formação de professores na área de educação especial, dentro da perspectiva da educação inclusiva. A iniciativa é direcionada a docentes da Educação Básica em todo o país.
 
As inscrições começam na segunda-feira (21), com uma oferta inicial de 250 mil vagas, e as aulas terão início em março de 2025. De acordo com o MEC, a oferta do curso será contínua, e a projeção é de que todas as vagas sejam contempladas até final de 2026.
 
O curso é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o Censo Escolar 2023, são 1,5 milhão de alunos da educação especial matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino no país.
 
Curso
O objetivo do curso é capacitar educadores para desenvolver práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da educação especial inclusiva. A formação também se propõe a refletir sobre práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos da educação especial em sala de aula.
 
Cinquenta instituições de Ensino Superior já aderiram à iniciativa e serão responsáveis pela inscrição dos candidatos. O curso será oferecido a distância, com 120 horas de duração, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
As aulas ocorrerão na plataforma de ensino virtual da Capes. A estrutura do curso será dividida em quatro módulos:
 
Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva
Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva
Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas
Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola
 
Cada módulo contará com material didático, atividades interativas supervisionadas, além de estudo de casos, relatos de experiências e reflexões sobre as estratégias adotadas. As avaliações serão feitas por meio de produção de textos, recursos pedagógicos e projetos práticos.
 
 
Fonte: GZH.
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