Anvisa aprova semaglutida para tratar gordura no fígado com inflamação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 15, a indicação do medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg) para o tratamento de gordura no fígado com inflamação. Até então, o remédio era indicado pela agência para obesidade.
O medicamento passa a ser indicado para adultos com esteatohepatite associada à disfunção metabólica (MASH, na sigla em inglês), que apresentam fibrose moderada a avançada, sem cirrose hepática.
A gordura no fígado, também chamada de esteatose metabólica, atinge pelo menos 30% da população global e está diretamente relacionada ao sobrepeso e à obesidade. Oito em cada dez pessoas com excesso de peso convivem com o problema.
O uso é considerado "revolucionário" na avaliação do especialista Alexandre Hohl, diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. A esteatose metabólica aumenta o risco cardiovascular e pode evoluir para um quadro inflamatório mais grave, que, sem diagnóstico e tratamento adequados, pode levar à cirrose e à necessidade de transplante de fígado.
Mais de 250 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, e a estimativa é que o número de casos em estágios avançados dobre até 2030. A doença costuma ser silenciosa nos estágios iniciais, o que contribui para o diagnóstico tardio. Pessoas acometidas têm maior risco de progressão para doenças hepáticas avançadas, além de maior risco de infarto, AVC e morte cardiovascular em comparação com a população geral.
A semaglutida é o princípio ativo de medicamentos como o Ozempic e o Wegovy, e ganhou popularidade por ser efetiva na perda de peso. A substância simula o funcionamento de um hormônio no corpo (o GLP-1) e, originalmente, foi desenvolvida para o tratamento da diabetes.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Autor: *Com informações G1
Publicado em: 15/12/2025, 14:53
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

