SUS retomará esquema com duas doses de reforço da vacina contra a pólio
O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a adotar, a partir de 3 de agosto, o esquema vacinal contra a poliomielite com duas doses de reforço para crianças. A principal mudança é que todas as aplicações serão realizadas com a vacina injetável, que utiliza vírus inativado.
Pelo novo calendário, as crianças receberão três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses de idade, além de reforços aos 15 meses e aos quatro anos.
Até 2024, os reforços eram feitos com a tradicional vacina oral, conhecida como “gotinha”. No entanto, o Ministério da Saúde optou por substituir o imunizante devido ao risco, embora raro, de mutação do vírus enfraquecido utilizado na formulação.
Segundo especialistas, as doses de reforço são importantes para manter a proteção ao longo do tempo e seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A orientação é que pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para verificar se crianças menores de 5 anos estão com a vacinação contra a pólio em dia.
Publicado por

Suseli Cristo
jornalismo@universalfm.com.br
Publicado em: 23/06/2026, 11:10
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

