Caixa começa a pagar valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep
Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988 e ainda não resgataram as cotas do antigo fundo PIS/Pasep já podem receber os valores. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento de um novo lote dos recursos esquecidos.
Nesta etapa, o crédito é destinado aos cidadãos que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de maio. O valor médio pago varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, conforme o período trabalhado e a remuneração recebida na época.
O benefício é referente às cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não deve ser confundido com o abono salarial do PIS/Pasep, pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos pelo governo.
Têm direito ao saque trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que exerceram atividade entre 1971 e 1988. Em caso de falecimento do titular, os herdeiros ou dependentes legais também podem solicitar o ressarcimento, mediante apresentação da documentação exigida.
A consulta pode ser feita pelo portal Repis Cidadão, utilizando uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. Também é possível verificar a existência de valores por meio do aplicativo FGTS.
O pedido de pagamento pode ser realizado diretamente pelo aplicativo FGTS, na opção "Ressarcimento PIS/Pasep", com envio dos documentos necessários, ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de um documento oficial com foto.
Os valores são depositados em conta bancária. Para quem não possui conta na Caixa, é aberta automaticamente uma poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
No caso de herdeiros, além do documento de identificação, é necessário apresentar documentação que comprove o vínculo com o titular, como certidão de dependentes ou autorização judicial, conforme o caso.
Publicado por

Suseli Cristo
jornalismo@universalfm.com.br
Publicado em: 26/06/2026, 11:57
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

