Prazo para Declaração Anual de Rebanho 2026 encerra na terça-feira

Prazo para Declaração Anual de Rebanho 2026 encerra na terça-feira
(Foto: Divulgação)

Agricultores do Rio Grande do Sul têm até a terça-feira, 30 de junho, para realizar a Declaração Anual de Rebanho 2026. A atualização cadastral é obrigatória e considerada uma das principais ferramentas de controle sanitário da pecuária gaúcha.

De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, até o dia 15 de junho haviam sido entregues cerca de 180 mil declarações, o equivalente a 53,37% das aproximadamente 336 mil previstas para este ano. Isso significa que quase metade dos produtores ainda precisa regularizar a situação dentro do prazo.

A declaração reúne informações sobre os animais existentes em cada propriedade rural e permite manter atualizado o banco de dados da produção pecuária do Estado.

Os dados são utilizados no planejamento de ações de defesa sanitária, monitoramento de doenças e elaboração de políticas públicas voltadas ao setor.

O produtor que não declara o rebanho fica sujeito a multas e tem o cadastro bloqueado. Isso impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), bloqueando completamente a venda, o abate e o transporte dos animais.

Publicado por

Suseli Cristo

Suseli Cristo

jornalismo@universalfm.com.br

Publicado em: 26/06/2026, 12:03