Baliza deixa de ser obrigatória em alguns Estados
Desde a segunda-feira, 26, o exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças em alguns Estados do país. Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul deixaram de exigir a prova de baliza, manobra de estacionamento entre obstáculos. Já o Rio Grande do Sul informou que manterá a exigência por tempo indeterminado.
As diferenças nas regras ocorrem porque o novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular ainda não foi publicado pela Secretaria Nacional de Trânsito. Enquanto não há padronização nacional, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) têm autonomia para definir como será a aplicação da prova prática. No caso do Rio Grande do Sul, o órgão afirmou que só fará alterações após a definição federal.
Outra mudança importante está no sistema de pontuação. O limite de pontos perdidos, que antes era de três, agora pode chegar a até dez, dependendo do estado. As faltas seguem a classificação do Código de Trânsito Brasileiro, variando de leves a gravíssimas.
Em caso de reprovação, o candidato poderá agendar uma nova tentativa no mesmo dia, sem cobrança de taxa extra. No entanto, a prova pode ser interrompida imediatamente se o examinador identificar risco à segurança, incapacidade técnica, instabilidade emocional ou comportamento inadequado durante o exame.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 28/01/2026, 09:14
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

