Projeto Alerta Kiss é criado no Rio Grande do Sul para prevenir novas tragédias
Treze anos após o incêndio da boate Kiss, o Rio Grande do Sul contará com uma nova iniciativa voltada à prevenção de tragédias. O projeto Alerta Kiss foi criado no Estado com o objetivo de transformar a memória da tragédia em ação concreta de prevenção.
A iniciativa é do Coletivo Kiss, grupo formado por familiares, amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio. O principal eixo do projeto será a criação de um canal de denúncias, como resposta ao grande volume de mensagens recebidas, especialmente pelas redes sociais, com alertas sobre possíveis irregularidades em casas noturnas, salões de festas e clubes.
De acordo com o presidente da entidade, André Polga, o objetivo é dar vazão e orientação a essas demandas de forma mais organizada e institucional, além de contribuir para evitar novas tragédias. Por meio de um site, qualquer usuário poderá acessar um formulário de denúncia de forma anônima, relatando irregularidades como superlotação, ausência ou bloqueio de saídas de emergência, problemas em alvarás, uso de materiais inflamáveis, falta de extintores, sinalização inadequada e outras falhas de segurança.
Cada denúncia gerará um número de protocolo, permitindo que o denunciante acompanhe os encaminhamentos realizados a partir do registro. As informações recebidas serão analisadas e filtradas pela equipe do Coletivo Kiss antes de serem encaminhadas aos órgãos competentes.
Nesta primeira etapa, o projeto Alerta Kiss receberá denúncias em âmbito estadual. Após essa fase inicial, será avaliada a possibilidade de ampliação da iniciativa para todo o país.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 28/01/2026, 09:34
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

