Governo anuncia fim da prova da baliza para tirar CNH em todo o Brasil
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao governo federal, anunciou o fim da obrigatoriedade da prova de baliza para tirar a CNH em todo o Brasil.
Segundo as novas regras do manual, que terá validade para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil (Detran), as alterações têm o objetivo de “tornar a avaliação adequada à realidade de quem dirige no dia a dia, reduzindo diferenças regionais para a aprovação dos candidatos e tornando o processo mais fiel à realidade de quem enfrenta o cotidiano do tráfego brasileiro”.
No Rio Grande do Sul, a medida passa a valer a partir desta quarta-feira, 4. A avaliação durante o exame prático passa a ser concentrada na etapa de circulação, na qual o candidato realiza um trajeto em via pública. O percurso permanece nos mesmos moldes vigentes, testando a condução do veículo em condições convencionais de trânsito. A prova será finalizada com a manobra de estacionamento do veículo.
Seguindo as orientações da Senatran, a medida adotada pelo DetranRS está alinhada ao Manual Brasileiro de Exames de Direção e à Resolução 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu a CNH do Brasil e promoveu alterações na norma para formação de condutores no país.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 03/02/2026, 13:42
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

