Operação desarticula logística de facção criminosa em Frederico Westphalen

Operação desarticula logística de facção criminosa em Frederico Westphalen
(Foto: PC/Divulgação)

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen, cumpriu, na manhã desta terça-feira, 3, um mandado de busca e apreensão que resultou na apreensão de uma expressiva quantidade de drogas, munições de diversos calibres, uma arma de fogo e materiais relacionados ao tráfico de entorpecentes. A ação ocorreu em uma residência localizada no Núcleo 7, em Frederico Westphalen.

Durante o cumprimento da ordem judicial – expedida pelo Poder Judiciário a partir de representação da autoridade policial – foram localizados cinco tijolos de maconha, totalizando aproximadamente 3,2 quilos, além de porções fracionadas da mesma substância e diversas porções de cocaína, que somaram cerca de 600 gramas. Também foram apreendidos balanças de precisão, aparelhos celulares, um revólver calibre .38, munições e um rifle de pressão. O prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa R$ 70 mil.

Conforme as investigações, o imóvel era utilizado como ponto de armazenamento de drogas e armas por um grupo criminoso com atuação no tráfico de entorpecentes na região. Posteriormente, os materiais ilícitos seriam distribuídos a pontos de venda destinados à comercialização direta a usuários.

A ação, denominada Operação Centro de Gravidade, foi deflagrada a partir de elementos que indicavam que a residência representava um ponto sensível e estratégico na estrutura logística da organização criminosa, funcionando como eixo central de distribuição de entorpecentes e armamentos.

A operação é resultado do desdobramento de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa com base no bairro Distrito Industrial, liderada por um indivíduo atualmente recolhido ao sistema prisional.

No local, foi preso um homem de 21 anos, que residia no imóvel com familiares. De acordo com a apuração, ele armazenava os entorpecentes a mando da organização criminosa, exercendo a função de guarda para posterior redistribuição dos materiais ilícitos.

O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo e, após os procedimentos legais, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Publicado por

Susi Cristo

Susi Cristo

jornalismo@universallfm.com.br

Publicado em: 03/02/2026, 13:50