Frei Sérgio Görgen morre aos 70 anos
Faleceu nesta terça-feira, 3, em sua casa, no Assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, o Frei Sérgio Görgen, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) entre os anos de 2002 e 2006. O religioso e militante da luta camponesa havia completado 70 anos no último dia 29 de janeiro, e morreu em decorrência de um infarto.
Natural da cidade de Não-Me-Toque (RS), Frei Sérgio dedicou sua vida à política das populações do campo e à organização social. Sua trajetória também foi marcada por ter sido dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Em nota, o MPA lamentou a perda, destacando que o frei foi um “intelectual orgânico” e um pastor próximo ao povo. “Deixa-nos um legado de resistência e de um amor profundo pelo povo simples do campo”, afirmou o movimento.
Além das atuações política e religiosa, Frei Sérgio tinha relação com a comunicação. Em 2018, esteve à frente da fundação do jornal Brasil de Fato, no Rio Grande do Sul. Era um “visionário” e um comunicador popular, que dialogava com a sociedade de forma sensível e acolhedora.
Nesta quarta-feira, 4, as despedidas serão realizadas no Convento São Boaventura, no distrito de Daltro Filho, em Imigrante. O sepultamento está previsto para as 16 horas, no cemitério dos freis, no próprio convento.
ATO EM RODEIO BONITO
Como forma de lembrar o trabalho realizado pelo Frei Sérgio, amigos e simpatizantes do religioso realizarão, em Rodeio Bonito, às 16 horas desta quarta-feira, um ato de reflexão e espiritualidade sobre sua trajetória e experiência de vida. O encontro acontecerá na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e é aberto a todos que queiram participar.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 04/02/2026, 08:45
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

