Governo do Estado amplia acesso a sementes pelo Programa Milho 100%
Com o objetivo de ampliar a oferta de milho e sorgo e reduzir o custo de implantação das lavouras, o Programa Milho 100%, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem disponibilizado sementes para produção de grãos e silagem em todo o Rio Grande do Sul.
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou a importância do programa, junto da Operação Terra Forte, para o desenvolvimento da agricultura gaúcha. "Através desse grande programa do governo do Estado, a Emater tem levado para os produtores orientação e posicionamento destes híbridos para podermos explorar a genética e produzir cada vez mais e com qualidade", afirmou Schwerz.
De acordo com o coordenador do Programa Milho 100%, Vicenti Ney, foram distribuídas 135 mil sacas de sementes aos agricultores de todo o Estado no último ano, um aporte de R$ 93 milhões em recursos provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). "Esse subsídio ao agricultor traz um menor custo de plantação para ele, possibilita fazer outros investimentos e uma melhor condução da lavoura, tendo maior potencial produtivo. É uma forma de nos inserirmos nessa cadeia produtiva para incentivar os produtores", destacou.
O programa disponibiliza sementes destinadas à produção de grãos e silagem para agricultores e pecuaristas familiares com o objetivo de reduzir o custo de implantação das lavouras, ampliando a oferta desses grãos. No ano-safra 2025/2026, o governo do Estado ofereceu cem por cento de subsídio no valor total de custo da semente, condição que também está prevista para o ano-safra 2026/2027.
Na edição 2025/2026, foram contemplados 40 mil agricultores em 457 municípios. Os produtores interessados devem procurar as prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas de seus municípios.
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 13/02/2026, 14:58
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

