Operação prende nove pessoas em combate a homicídios e crime organizado no RS

A Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ªDPHPP/DHPP), em conjunto com a Brigada Militar, na manhã desta quarta-feira (27) deflagraram a Operação Vendetta, contra homicídios e crime organizado da zona norte de Porto Alegre.

Aproximadamente 250 policiais civis e militares cumpriram 40 ordens judiciais, sendo 25 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. O cumprimento dos mandados ocorreram em Porto Alegre, Gravataí, Viamão e Alvorada. Nove pessoas foram presas. Armas também foram apreendidas durante a ação.

 

 

Segundo o diretor do DHPP, Delegado Mario Souza, o nome da operação Vendetta, que significa vingança, está no contexto da investigação que apurou a existência de um conflito entre traficantes na zona norte da capital. “Uma mulher, que é uma das lideranças do crime organizado, trocou de lado no início de 2023 e deu início a um conflito com muitas mortes”, explicou Souza.

O Delegado ainda explica que foi um homicídio múltiplo investigado no inquérito principal da Operação Vendetta, sendo 27 mortes decorrentes desse conflito e que continuam sendo investigados. No decorrer da investigação foram presas 12 pessoas. Em uma dessas prisões, o criminoso foi preso em um shopping center em Porto Alegre, alguns meses após ter cometido o assassinato.

A líder que trocou de lado já está presa, tendo a prisão ocorrido em 19 de julho deste ano. “A tensão era tão grande que integrantes da facção traída compuseram uma canção prometendo a morte dessa mulher”, destacou o titular da 5ªDPHPP/DHPP, Delegado Daniel Queiroz.

O inquérito principal dessa operação é de uma situação de assassinato de irmão de uma liderança em Santa Catarina. Essa liderança, quando descobriu a morte do irmão, matou quatro pessoas em Porto Alegre. Uma dessas mulheres mortas era esposa do suspeito de assassinato do seu irmão.

O Delegado Daniel Queiroz afirma que essa é uma forte ação contra os homicídios e crime organizado na zona norte da Capital, e que as investigações continuam na região contra as lideranças. Conforme o Diretor do DHPP, Delegado Mario Souza, as lideranças são os alvos principais das investigações e serão responsabilizadas.

 

Fonte: RD Foco

×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×