PP E MDB MANTÉM A LIDERANÇA EM NÚMERO DE PREFEITURAS NO RS
Dois partidos somados conquistaram 58% das 497 prefeituras do Rio Grande do Sul nas eleições de domingo (6). O Progressistas (PP) elegeu 164 prefeitos (33% do total), já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu 125 prefeitos (25% do total). Ao todo, 13 partidos diferentes elegeram prefeitos no estado.
A maior cidade conquistada pelo PP foi Novo Hamburgo – são 227,6 mil habitantes. Na cidade da Região Metropolitana, Gustavo Finck recebeu 53,32% dos votos válidos.
“Seguimos crescendo. O Progressistas segue firme como o maior partido do Rio Grande do Sul, com a força de 164 prefeitos”, diz presidente do PP-RS, Covatti Filho, em publicação nas redes sociais.
Já o município mais populoso obtido pelo MDB foi Cachoeirinha, que soma 136,2 mil moradores, também na Região Metropolitana, onde Cristian Wasem obteve 71,86% dos votos.
“O MDB confirma o seu protagonismo político após a proclamação do resultado das eleições de 2024”, diz uma publicação do partido nas redes sociais.
O MDB ainda pode conquistar mais uma prefeitura. Em Porto Alegre, o candidato à reeleição, Sebastião Melo, foi para o segundo turno com 49,72% dos votos válidos. Ele concorre contra Maria do Rosário (PT).
O PP se distanciou do MDB como partido com mais prefeitos eleitos já em primeiro turno no estado, alcançando a maior marca dos últimos 20 anos.
Já PDT e PT observam uma redução no número de eleitos, ainda que os petistas tenham retomado cidades grandes, como Rio Grande e Bagé.
O PL, de Jair Bolsonaro, pulou de 10 para 35 prefeitos. Em 2020, nas últimas eleições, o ex-presidente estava sem partido.
O PSDB, do governador Eduardo Leite, ganhou 4 prefeituras, indo de 27 para 31. Contudo, a legenda perdeu o comando de Pelotas, terra natal do governador, que foi prefeito entre 2013 e 2016.
O União Brasil, fundado em 2021 após a fusão de DEM e PSL, chegou a 21 prefeituras.
O Republicanos pulou de 6 para 16 cidades. Já o PSD, partido que elegeu 878 prefeitos em todo o Brasil e desbancou o MDB no topo do ranking nacional, pulou de 5 para 11 municípios no RS.
Fonte: G1.