QUASE 60% DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL VIVE CLIMA DE SEGUNDO TURNO

Quase 60% dos municípios do Rio Grande do Sul vão viver um clima de segundo turno na eleição deste domingo, 6 de outubro. Isso ocorre porque nestas 286 cidades há apenas dois candidatos na disputa pelo comando da prefeitura, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Ao mesmo tempo, todas elas deverão ser definidas ainda no próprio domingo, uma vez que o número de eleitores nestas localidades não leva a disputa efetivamente para um segundo turno.

No rol das cidades, algumas chamam a atenção, comoCachoeirinha, na Região Metropolitana; Capão da Canoa e Osório, ambas no Litoral Norte; Cruz Alta, Eldorado (que foi um dos municípios mais afetados pelas enchentes de maio); ou ainda Muçum (que foi devastada em setembro de 2023); ou ainda São Borja (considerada uma das cidades mais antigas do Estado).

Enquanto isso, há outras cidades que a disputa será acirrada. Por exemplo, a disputa da Capital tem o maior número de concorrente. São oito candidatos na corrida pela prefeitura de Porto Alegre. Já Santa Maria, na região Central, aparece na sequência, sendo a única cidade com sete concorrentes.

Importante ressaltar que nestes dois casos, há a possibilidade de segundo turno, caso nenhum dos candidatos consiga atingir mais de 50% dos votos.

Ainda neste ranking de mais candidatos. Apenas três cidades terão seis nomes na disputa: Cachoeira do Sul, Canoas e Pelotas. Neste grupo, apenas as duas últimas os eleitores poderão ter que voltar às urnas para um segundo turno.

 

Fonte: Correio do Povo.

×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×