RS TERÁ CALOR E FRIO NA MESMA SEMANA
O Rio Grande do Sul terá uma semana que começa com calor e termina com frio. A grande mudança do tempo está prevista entre quinta e sexta-feira, com a passagem de uma frente fria na dianteira de uma massa de ar frio de origem polar.
Neste momento, grande parte do Estado está sob influência de uma enorme massa de ar quente que atua na maioria dos estados brasileiros. No fim de semana, a temperatura em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho, chegou a 34,5ºC no domingo e 34,2ºC no sábado.
Em Santa Rosa, ainda no Noroeste, fez 33,9ºC domingo e 33,3ºC no sábado. Já no Chuí, no extremo Sul do Estado, a máxima não passou de 15ºC no sábado e de 13ºC ontem.
Isso acontece porque o Rio Grande do Sul está na área de transição entre ar mais frio ao Sul e ar muito quente ao Norte, gerando enorme diferença de temperatura entre cidades do Norte e do Sul. O contraste térmico muito grande vai persistir nesta segunda-feira.
Uma frente semi-estacionária atua segunda e terça-feira entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo muitas nuvens e precipitação para a Metade Sul gaúcha. Na Metade Norte, o sol aparece com nuvens e fumaça sob alta temperatura.
Na quarta-feira, a frente passa a ser fria e traz chuva para o Oeste e o Sul do Estado enquanto na maioria das áreas o dia é quente e com forte calor pela condição pré-frontal. Deve ser o dia mais quente da semana na Grande Porto Alegre com máximas que podem passar dos 30ºC.
Na quinta-feira, a frente fria avança e provoca chuva na maior parte dos municípios do Estado, inclusive em Porto Alegre e na região metropolitana.
Na sexta-feira, a frente se desloca pelo Sul do Brasil e o tempo apresenta melhoria na maioria das cidades do Estado com o ingresso de ar mais frio, mas em algumas áreas do Norte e do Nordeste gaúcho ainda pode ter instabilidade.
Já no próximo fim de semana, a massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul se intensifica com baixa temperatura e formação de geada em diferentes cidades, em especial no domingo. O sol aparece com nuvens, mas alguns dados indicam a chance de instabilidade isolada acompanhando o fortalecimento da massa de ar frio.
Fonte: Correio do Povo.