Creluz destina apoio a segurança pública

Novas viaturas para a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). Esses devem ser os primeiros recursos que a Creluz destinará para as forças de segurança da região, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg).

A adesão da cooperativa de distribuição e energia ao programa estadual foi alinhada na tarde de quinta-feira, 3, em uma reunião realizada em Rodeio Bonito. No encontro, estavam presentes, o presidente da Creluz, Elemar Battisti, o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) major Carlos Alberto C. de Aguiar Jr, o capitão Douglas Evandro Knorst, a delegada da Delegacia de Polícia (DP) de Rodeio Bonito, Aline Palma, e o promotor da comarca de Rodeio Bonito, Valmor Junior Cella Piazza.

Agora, com a confirmação de que a Creluz participará do programa, a expectativa é que, inicialmente, a cooperativa inicialmente destine valores para compra de uma viatura 4×4 para a BM e uma viatura para a PC e BM.

Assim, a Creluz se torna a primeira empresa da região a aderir ao programa, que visa destinar recursos da iniciativa privada para a segurança pública em troca de compensações fiscais. 

 

Como funciona o Piseg

Similar às leis de incentivo à cultura e incentivo ao esporte, o Piseg tem como essência incentivar que empresas ajudem as forças de segurança em troca de redução de ICMS. Na prática, cada empresa pode destinar ao Piseg até 5% do total a recolher do ICMS, recebendo isenção desse valor do imposto no mês seguinte.

Uma das vantagens apontada por Beuter é que o recurso destinado pode ser aplicado diretamente na comunidade, se convertendo em equipamentos para as forças policiais do município que a empresa desejar.

No site do Piseg há uma lista detalhada explicando as várias modalidades para que as destinações ocorram. O cadastro ocorre com o uso dos dados do Portal e-CAC, e a partir daí a empresa escolhe um dos projetos inscritos no sistema.

Para aderir ao Piseg, a legislação prevê que 10% do valor que a empresa destinará ao programa sejam reservados para o Fomento às Ações de Prevenção (FAP), fundo que é administrado pelo Estado e tem como objetivo a realização de projetos na área de educação, que envolvam crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade. Esse valor que obrigatoriamente vai para o FAP não entra na conta da compensação do ICMS do mês seguinte.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai

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