Vandalismo em parreirais de Alpestre provoca grandes prejuízos a agricultores
Na noite do dia 1º de janeiro, um ato de vandalismo foi registrado na propriedade de José Julkoski, próximo à comunidade de Encruzilhada Gaúcha, interior de Alpestre. A área possui cerca de três hectares de parreiras, e as cordoalhas (fios de sustentação dos parreirais) foram cortadas, derrubando toda a estrutura que estava pronta para a colheita.
Segundo a família, por volta das 19 horas de ontem, o filho do produtor, Diego Julkoski, esteve no local organizando os preparativos para a colheita que iniciaria nesta sexta-feira, 2. O dano, portanto, ocorreu após, entre as 20 horas e 5 horas da manhã.
Como a propriedade fica em fim de linha, os moradores destacam que não há motivo para circulação de pessoas ou veículos no local nesse horário. A família solicita que qualquer pessoa que tenha visto alguém passando de moto ou agindo de forma suspeita na região informe, de forma anônima, à Polícia Civil. A estimativa inicial é de que a parreira derrubada produzisse entre 30 e 40 toneladas de uva.
Outros casos já foram registrados no município. Na comunidade de Sertãozinho, uma ocorrência foi registrada na propriedade de Giovani Laviniski, e o modo de ação foi o mesmo, assim como na propriedade de Natálio Mikolaiczk, também em Sertãozinho.
Nesta terceira ocorrência a área possui cerca de três hectares de parreiras, e aproximadamente um hectare foi atingido pelo ato de vandalismo, com as cordoalhas cortadas. Qualquer informação que possa auxiliar na investigação desses atos deve ser comunicada à Polícia Civil.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Galeria de imagens
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Autor: *Com informações Ponto Norte FM
Publicado em: 02/01/2026, 13:42
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

