CFCs registram média de 20 demissões por dia após novas regras para CNH no RS
Logo após as novas regras para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrarem em vigor, no dia 5 de janeiro, 184 pessoas foram demitidas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) do Rio Grande do Sul, uma média de 20 demissões por dia.
Os dados são de um levantamento do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindiCFC) e levam em consideração o início da vigência das novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado.
Desse total, 84 desligamentos (45,6%) ocorreram na Serra. Segundo o sindicato, as demissões estão diretamente relacionadas às mudanças no processo de formação de condutores.
Conforme balanço divulgado ainda em dezembro, somente em 2025 cerca de dois mil trabalhadores já haviam sido desligados no Estado em razão da nova regulamentação nacional da carteira de motorista.
O presidente do sindicato, Vilnei Sessim, afirma que os cortes atingem diferentes cargos, como atendentes, instrutores e diretores de ensino e têm como principal objetivo a redução de custos por parte das empresas.
Entre os principais fatores apontados está a redução do número de aulas práticas obrigatórias, que caiu de 20 para duas, além da possibilidade de realização do curso teórico de forma totalmente digital, por meio do aplicativo CNH do Brasil.
Segundo o sindicato, as mudanças impactam diretamente a estrutura dos CFCs e o número de profissionais necessários para a operação.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
*Com informações de GZH
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 13/01/2026, 14:43
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

