Chapecoense vence o Santos na estreia no Brasileirão

Chapecoense vence o Santos na estreia no Brasileirão
(Foto: Chapecoense/Divulgação)

A Chapecoense largou com autoridade no Campeonato Brasileiro de 2026. Jogando na Arena Condá, na noite desta quarta-feira, 28, o Verdão do Oeste venceu o Santos por 4 a 2 e começou a competição com três pontos e atuação convincente diante de sua torcida. Walter Clar, Higor Meritão, Jean Carlos e Rafael Carvalheira marcaram os gols catarinenses, enquanto Gabriel Menino e Barreal anotaram para o Peixe, em duelo válido pela primeira rodada.

Com o resultado, a Chapecoense assume a liderança provisória da Série A e confirma o bom momento vivido no início da temporada. Já o Santos amplia a fase negativa, chegando ao quinto jogo consecutivo sem vitória – quatro deles pelo Campeonato Paulista – e inicia o Brasileirão na zona de rebaixamento, ocupando a 19ª colocação, ainda sem pontuar.

Primeiro tempo

Mesmo com o Santos mantendo maior posse de bola nos minutos iniciais, foi a Chapecoense quem mostrou objetividade. Aos 15 minutos, Marcinho acelerou pelo lado direito em contra-ataque rápido e encontrou Ítalo, que avançou em velocidade e foi derrubado por Alexis Duarte dentro da área. Na cobrança do pênalti, Walter Clar bateu com categoria para abrir o placar na Arena Condá.

O gol deu confiança ao time catarinense, que passou a explorar os espaços deixados pelo adversário. O Santos tentou reagir com bolas alçadas na área, mas encontrou uma defesa bem organizada. A equipe paulista ainda acertou o travessão com Lautaro Díaz, aos 34 minutos, e desperdiçou boa chance com Caballero pouco depois. Já nos acréscimos, Gabriel Menino acertou um belo chute colocado e empatou a partida antes do intervalo.

Segundo tempo

A etapa final começou intensa, com o Santos conseguindo a virada aos 21 minutos. Barreal recebeu passe de Zé Rafael dentro da área, girou e finalizou forte para fazer 2 a 1. A resposta da Chapecoense, no entanto, foi imediata e contundente.

Aos 28 minutos, após cobrança de escanteio, João Paulo desviou de cabeça e Higor Meritão apareceu livre na marca do pênalti para soltar uma finalização potente e deixar tudo igual. Seis minutos depois, veio a virada do Verdão: Ítalo arriscou de fora da área, a bola desviou em Luan Peres e sobrou para Jean Carlos, que cabeceou com precisão na saída de Brazão, fazendo 3 a 2.

Nos minutos finais, a Chapecoense aproveitou o desespero santista e transformou o placar em goleada. Aos 44, em contra-ataque fulminante, Jean Carlos deu um toque de letra para Rafael Carvalheira, que finalizou de primeira, no ângulo, fechando a vitória por 4 a 2 e levantando a torcida na Arena Condá.

A Chapecoense agora volta suas atenções para o Campeonato Catarinense. O próximo compromisso será pelas quartas de final, diante do Criciúma, no domingo, 1º, às 15 horas, no Estádio Heriberto Hülse.

Publicado por

Susi Cristo

Susi Cristo

jornalismo@universallfm.com.br

Publicado em: 29/01/2026, 14:43