PF investiga origem de fake news sobre programas sociais
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, informa que a Polícia Federal já está na busca para identificar a origem de notícias falsas, divulgadas com o objetivo de confundir ou manipular beneficiários de programas sociais do governo federal.
Segundo ele, boatos e notícias falsas têm sido divulgados na internet, em especial em redes sociais, alertando sobre supostas mudanças de regras ou criação de novas condicionalidades que seriam implementadas em programas como o Bolsa Família.
Recentemente foi divulgada uma fake news alertando que o Bolsa Família só continuaria sendo pago a pessoas com filhos. Esse tipo de “desserviço”, segundo o ministro, costuma se intensificar em anos eleitorais, como é o caso de 2026. “Não há qualquer condicionalidade, no sentido de estimular os beneficiários a terem filho. Isso é uma loucura! Além de não ser verdade, é um preconceito contra quem recebe o benefício”, disse.
Segundo Dias, quem espalha mentiras como essa, que tem potencial de prejudicar beneficiários, além de ter muita maldade no coração, está cometendo um crime. “Não tem outra palavra. É gente do mal cometendo crime. Não se trata só de uma fake news. Trata-se de crime”, afirmou.
Nesse sentido, a rede federal de fiscalização do programa foi acionada “logo nos primeiros momentos”, após receber a denúncia, e conta, inclusive, com a participação da Polícia Federal.
Denúncias de irregularidades como essa podem ser feitas pelo Disque Social 121. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho telefônico.
👉 Baixe o aplicativo oficial da 102.9 FM: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.atelieinfluence.universalfm
Publicado por

Susi Cristo
jornalismo@universallfm.com.br
Publicado em: 29/01/2026, 14:43
Rádio Universal
Nenhum programa no ar

