Chuvas no RS estiveram abaixo da média histórica no mês de janeiro

Chuvas no RS estiveram abaixo da média histórica no mês de janeiro
(Foto: Divulgação)

O monitoramento climático de janeiro de 2026 mostrou que as chuvas no Rio Grande do Sul estiveram abaixo da média histórica em praticamente todo o Estado, com temperaturas médias do ar próximas ou abaixo da normal. As informações fazem parte do Comunicado Agrometeorologico 97, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

As chuvas em janeiro de 2026 ficaram abaixo da média histórica em praticamente todo o estado, com desvios negativos entre -25 e -100 milímetros (mm) nas regiões da Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai, Norte, Central, Campanha e Litoral Sul. “Apenas em áreas a leste e nordeste, incluindo alguns pontos da Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte, os volumes foram superiores à média”, frisa a pesquisadora Loana Cardoso, uma das autoras do comunicado.

As temperaturas médias do ar ficaram entre 18°C e 28°C na maior parte do Estado. Os valores mais elevados concentraram-se na região sudoeste, com médias entre 24°C e 28°C. As menores temperaturas médias ocorreram no sudeste e nordeste, especialmente nos Campos de Cima da Serra, que registraram temperaturas médias variando entre 18 e 22°C.

– As condições meteorológicas favoreceram a maturação e colheita das variedades precoces de uva. Também permitiram um desenvolvimento adequado das culturas de verão – pontua a pesquisadora.

Já para as bovinoculturas de corte e de leite, o clima auxiliou na maior disponibilidade de forragem. “Porém, houve necessidade de ajustes de manejo em função de estresse térmico, pelas temperaturas mais elevadas do período”, complementa Loana.

Produzido pelo grupo de Agrometeorologia do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), o Comunicado Agrometeorológico é uma publicação mensal que traz as informações detalhadas das condições meteorológicas ocorridas no mês anterior.

Com dados captados das estações meteorológicas do Simagro e do Inmet, o comunicado apresenta tabelas e mapas, além de uma análise dos impactos das condições meteorológicas sobre as principais culturas agrícolas e a produção pecuária no período.

Publicado por

Susi Cristo

Susi Cristo

jornalismo@universallfm.com.br

Publicado em: 18/02/2026, 14:46