QUATRO MULHERES FORAM VÍTIMAS DE FEMINICÍDIO POR DIA NO BRASIL EM 2023.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira (7), os dados consolidados sobre feminicídio no Brasil em 2023 e revelou que quatro mulheres morreram por dia no país no ano passado por motivos relacionados à condição de gênero. Ao todo, foram 1.463.
 
É o maior patamar já registrado no país desde 2015, quando a lei que tipifica o feminicídio entrou em vigor e o crime começou a ser contabilizado. As regiões Centro-Oeste e Norte são as que têm mais casos.
 
 
Mais de 10,5 mil mulheres já foram vítimas de feminicídio deste 2015, aponta o levantamento. A informação vem à tona na véspera do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a desigualdade e o ódio contra o gênero feminino, assim como celebrar a luta feminista contra estes problemas ao longo da história.
 
O crime de feminicídio é qualificado como homicídio decorrente de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, por menosprezo à condição da mulher.
 
Conforme o histórico de levantamento, o número de feminicídios no país cresceu 1,6% em um ano. Desde 2015 só houve pequena redução em 2021.
 
Alguns Estados tiveram aumento superior à média. Em São Paulo, por exemplo, o número de mulheres vítimas de feminicídio em 2023 foi 221, um salto de 13,3% em relação a 2022. O governo paulista disse na oportunidade analisar a variação e adotar medidas.
 
Especialistas apontam que o aumento nos registros não necessariamente está relacionado a aumento real de crimes. A conscientização sobre esse tipo de violência, algo que tem acontecido progressivamente ao longo dos anos, pode estar favorecendo a identificação correta nos boletins de ocorrência.
 
Fonte: GZH.
×

Olá!

Estamos online! Chame agora no WhatsApp.

×